segunda-feira, setembro 26, 2005

A metodologia do sítio...

Com o fato da metodologia enfatizar a criação ambientes pedagógicos como ferramenta de ensino-aprendizagem, encontramos apoio num conceito chamado de “paisagismo pedagógico” (learnscaping) – ou o ato de utilizar o paisagismo como instrumento focalizador da aprendizagem. Ela engloba a concepção de (design), o desenvolvimento e a implantação de recursos especiais nas dependências das escolas para complementar os processos de ensino na sala de aula. Tratar o ambiente das escolas como elemento impulsionador da aprendizagem é uma idéia baseada na integração do desenvolvimento da paisagem interna, em conjunto com o currículo. Para dar suporte adicional ao projeto, compomos com as idéias da permacultura. A teoria central da aprendizagem contida nestes conceitos de design tem pontos comuns. A permacultura, do mesmo modo, envolve o aprendiz no propósito e valor da ação educativa.A criança torna-se um participante ativo, co-responsável pelos resultados obtidos no processo de ensino-aprendizagem. “A permacultura estimula o indivíduo a ser engenhoso e autoconfiante, tornando-se parte da solução dos muitos problemas que enfrentamos, tanto em nível mental, local como global. Ela cobre uma ampla faixa de atividades, indo da produção de nosso alimento ao desenho de nossas áreas residenciais e administração dos recursos naturais, passando pelas atividades diárias nas quais investimos nosso tempo, habilidades e dinheiro” (Jornal Internacional de Permacultura, nº54) A implantação do projeto educativo “Sítio Pedagógico” acontecerá através de uma abordagem ecopedagógica interdisciplinar, com ciclos de oficinas práticas e teóricas de capacitação e formação ambiental, envolvendo diretamente professores, funcionários e alunos monitores e indiretamente toda a comunidade escolar.

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